quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Baile de Formatura

Olá meus colegas.
Desculpem-me o tempo sem postar, mas é que a vida é realmente muito "agitada" quando se é terceiro ano. Mas, eu não poderia deixar de escrever hoje.

Está rolando na escola a ideia do Baile de Formatura, que acontecerá em dezembro deste ano. Pelo o que eu soube hoje, será um baile parecido com os que a gente vê nas séries norte-americanas. O menino convida a menina que está interessado e se ela aceitar, eles são um par para o baile. O traje será esporte fino. Os rapazes contribuirão com bebidas alcoólicas e as moças com refrigerante. Além disso, todos deverão pagar uma quantia que servirá para o buffet e para a ornamentação do lugar. Uma ideia realmente muito boa para marcar nosso último contato junto da galera toda. Adorei.

 Amanhã é a solenidade de passagem do comando da direção da escola. Nosso querido coronel Leite se despedirá e deixará a tarefa para o coronel Lázaro. A solenidade contará com a presença do ilustríssimo comandante geral da PM. 

A IVª unidade começou com tudo. Os professores já nos deixaram a par de todos os trabalhos desta unidade (alguns que irão demandar muita energia...). Os alunos já começam a fazer seus cálculos. Prova final? Recuperação? Ainda dá para passar? Situações diversas neste finalzinho de ano [faltam pouco mais de um mês para o término das aulas].

É isso aí gente. A qualquer momento eu volto com mais informações. Fiquem ligados!


A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Foi hoje

É isso meus caros colegas, hoje foi a grande dia do desfile do Sete de Setembro.

Este ano o desfile contou com algumas, digamos, peculiaridades. Além do governador não passar em revista à tropa e de uma certa desorganização inicial (que culminou com a passagem do general do Exército sem ninguém estar sequer em sentido), tivemos alguns contratempos. A passagem da gente atrasou e no começo tivemos que dividir a avenida com uma fanfarra.

A partir daí, como sempre, arrasamos. Mesmo algumas vezes sentindo falta do bumbo, conseguimos realizar um desfile impecável. Como de praxe, os alunos cujo esse foi a última passagem, terminaram o percurso emocionados. Hoje também foi dia de despedidas. O Ten Cel, diretor do CPM Dendezeiros e o Diretor Adjunto de despediram da nossa escola. A capitã chefe da UD e um tenente também vão sair da nossa escola. O blog deseja, em nome de todo o CPM, sucesso e saúde a todos eles, aonde quer que eles forem.

Acabou o momento do Sete de Setembro e a vida continua. Sexta-feira começam os nossos queridos TJ's. Em breve a IIIª Unidade estará definitivamente acabada e a IVª Unidade virá com tudo para fechar o ano.

Amanhã não haverá aula (precisa falar isso mesmo?).

Bom por hoje é só. Preciso descansar um pouco também. Até qualquer hora. Tchau.


A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

É amanhã!


Olá.

Amanhã é o tão esperado dia do Sete de Setembro. Os treinamentos do ano todo se resumem a apresentação de amanhã na avenida. Para que não existam confusões, vou detalhar algumas coisas.

O uniforme de gala é composto por: boina azul; túnica branca, com Bandeira da Bahia bordada na manga ao lado DIREITO e o brasão do CPM na manga ESQUERDA e distintivo de série nos dois lados da manga; camisa interna de malha branca; calça ou saia azul (do uniforme de meia-gala) com o cinto da escola para segurar; cinto vermelho do uniforme de gala para os homens; cachecol azul para as moças; meia preta para os homens e meia calça da cor da pele para as moças. As mulheres usam o sapato do uniforme de meia-gala, os rapazes vão de coturno e cadarço BRANCO, o estilo da amarração é PQD. O uniforme masculino tem 7 botões grandes e 6 pequenos; o feminino tem 5 grandes e 4 pequenos.
Quem é graduado(a), usa a luva da graduação normalmente, porém não leva o gorro, pois deverá usar boina.
Os coronéis e os membros da Guarda Bandeira usam sapatos ou coturnos brancos.
Os alunos que desfilam com armamento e não o limpou, devem chegar um pouco mais cedo para limpá-lo.

Vou passar as informações básicas para quem vai desfilar (e para quem interessar possa):
  • Os alunos devem chegar até as 6:00hs.
  • Das 5:30hs às 6:00hs, será distribuído um café da manhã pelo colégio
  • Às 6:10 os alunos estarão em forma (devidamente uniformizados), prontos para a incorporação do Pavilhão Nacional.
  • A saída sera realizada às 6:30hs com os ônibus da escola, que será exclusiva dos alunos que irão desfilar.

Boa sorte a todos. E que o CPM brilhe bastante amanhã.
Obrigado por tudo, sucesso!

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Peculiaridades na Guarda de Honra

Olá pessoas.

Nessa última semana de treinamento estive observando algumas peculiaridades que existem na Guarda de Honra e têm se acentuado nesses anos. Vejam:


  • A Guarda Bandeira um destaque muito grande e aos poucos está se tornando a fração mais importante da Guarda de Honra. Isso obviamente não deveria acontecer, mas reparem. A GB por si só já tem um considerável destaque: tem que ser  (des)incorporada, possui o Pavilhão Nacional, só se movimenta com a tropa na posição de "ombro armas", possui uma cadência diferenciada e, mais recentemente, disputa uma vaga no desfile numa competição que mobiliza os alunos de todas as unidades CPM. No dia do desfile, os graduados da Gb parecem ser alegorias de carnaval com diversos detalhes acrescentados à roupa normal. Enquanto isso a 2ª Cia permanece com as mesmas características de trocentos anos atrás...


  • Falando em Segunda Cia, outra peculiaridade que observei é que as mulheres, que costumam reclamar [com razão] da falta de espaço na sociedade, não têm esse problema na Guarda de Honra. Se prestarmos atenção temos muito mais mulheres do que homens na tropa. Isso porque além da 2ª Companhia, existem mais duas frações de exclusividade feminina: Bandeiras Históricas e Estaduais. Enquanto os meninos só possuem uma única fração exclusiva que é a 1ª Cia.
  • Percebi também que, mesmo durante o ano todo possa existir discussões internas, brigas, "pegas-pra-capás"... No momento do Sete de Setembro cada unidade se une e tornam-se uma só. Um só corpo. O sentimento, permitam-me dizer, "nacionalista" de cada aluno é aflorado e cresce instintivamente o orgulho pela sua unidade escolar.
Como o tema da vez é "patriotismo", vamos fazer o seguinte. Deixem aqui nesta postagem comentários de amor à sua, à nossa escola. Idependente de qual unidade você seja[apesar do blog ser do CPM], deixe  um comentário de união e amor  ao CPM, afinal, faltam menos de dois dias para o tão esperado desfile do Sete de Setembro.

Valeu gente e até qualquer hora. Abraços.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mais um dia...

Olá mais uma vez caros colegas.
Antes de qualquer coisa gostaria de registrar a loucura que acontece durante o período do Sete de Setembro aqui no blog. Só a postagem de ontem teve mais de mil acessos e já é a mais acessada da semana.

Hoje tivemos mais um dia de treinamento. Com os nervos menos aflorados e com as cabeças dos alunos nos seus devidos lugares, os ensaios foram bem mais produtivos do que ontem. Sem surpresas ou grandes tensões tudo fluiu da maneira normal.

Os treinamentos se iniciaram às 7:45hs e terminaram antes do meio dia. Os alunos da Ribeira que prometeram faltar hoje, pareceram não cumprir a palavra, já que quase a totalidade dos estudantes da unidade estavam lá. Bom para o CPM. Apesar da presença de pequenas indiretas, o clima de tensão e rivalidade diminui substancialmente, afinal, o que importa agora é o sucesso da nossa escola na avenida. Escola como um todo, sem fracionamentos ou rivalidades bestas.

Algumas pessoas me cobraram informações a respeito dos comandos da Guarda de Honra. Eu já expliquei isso aqui uma vez, mas irei ressaltar para os perdidos. Em todas as frações (com exceção da Guarda Bandeira) os comandantes entre as escolas são definidos de acordo com a maior média geral de graduação.
Neste ano, o aluno Coronel do Dendezeiros, Davi,  teve a maior média entre os coronéis, por isso é o comandante do batalhão escolar. O mesmo se pode dizer de Daniel, que também teve a maior média e comanda o Estado Maior. Daí se segue: Ingrid, com as Bandeiras Históricas; Luana, com as Bandeiras Estaduais; Marcus, com a 1ª Companhia e Ayllander, com a 3ª Companhia. Perdemos, infelizmente, apenas o comando da 2ª Cia para uma aluna da Ribeira (que ela me perdoe, mas eu não sei seu nome...).

Falando em Ribeira, tive acesso hoje a um novo blog do citado colégio. Pelo que me parece, ele foi criado ontem em resposta ao conteúdo do nosso blog e aos acontecimentos tão vultuosos do dia 31/08. Se quiserem dar uma olhadinha fiquem a vontade: http://cpmribeirasalvador.blogspot.com/.

Amanhã seguiremos com nossos treinamentos. Vale ressaltar que o uniforme é o diário. A entrada em forma permanece às 7:30h. E, pelo o que eu soube, o treinamento de segunda-feira está confirmado...

Por hoje é só colegas. Até qualquer hora. Abraços!


A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...