segunda-feira, 13 de agosto de 2012

FAMÍLIA CPM DE LUTO

O CPM Dendezeiros está de luto. O vermelho, verde, azul e amarelo que há tantos anos figuravam os nossos brasões, hoje está pintado de preto. Até mesmo eu, que há décadas não postava nada nesse tão importante blog, fui obrigado a despertar do meu sono de inércia, para dar voz a indignação que nos envolve hoje de forma tão cruel.

A Guarda Bandeira - popularmente chamada por nós de GB - é sem dúvida a fração mais polêmica da Guarda de Honra. Até o ano de 2009, a Guarda-Bandeira da unidade-mãe do CPM, sempre foi a que representava o nosso relicário do saber na avenida no tão esperado Sete de Setembro.
No entanto, nos últimos anos, as GB's das outras escolas vieram ganhando espaço e reivindicando a oportunidade de nos representar no desfile. Eles foram atendidos. A partir de 2010, a GB oficial de cada ano passou a ser decidida através de uma disputa, realizada na semana dos treinamentos para o Sete de Setembro.

As disputas dos últimos anos, posso afirmar que foram um tanto, digamos, agitadas. A unidade Dendezeiros acabou vencendo todas as duas disputas em que participou. Apesar de que no ano passado além da concorrência ser indiscutivelmente mais disputada, os ânimos foram levados aos extremos e estudantes das quatro escolas acabaram chegando em vias de fato. (Relembrem o acontecido aqui)

De qualquer forma, mesmo com todas as adversidades, o CPM Dendezeiros sempre manteve a qualidade e o posto de melhor GB da cidade, para orgulho dos filhos daquela casa.

Depois de dois anos tendo sua habilidade posta à prova, a GB de 2012 iniciou os seus treinamentos desde o final do ano passado. Tudo indicava que na Semana da Pátria, teríamos a  - agora familiar - disputa e, em seguida, a vitória, que provavelmente viria proporcionalmente ao esforço e a tenacidade dispensada pelos bravos guerreiros ( e guerreiras - não podemos esquecer delas) que compõem a tão importante fração da guarda de honra.

Tal foi a surpresa quando soubemos hoje que não haveria mais disputa. Não haveria decisão. Não haveria julgamento. Tudo porque, obscuramente, foi decidido por um sorteio, que de forma impessoal e aleatória, escolheria uma dentre as quatro GB's existentes, desconsiderando-se o fator qualidade e perfeição.

Somente desta forma, finalmente, a unidade da Ribeira conseguiu levar a sua Guarda para a avenida (e acreditem, se sentem orgulhosos pelo "exíguo mérito" de terem sido sorteados).

Não discutimos aqui, qual a GB é melhor ou deixa de ser (apesar de obviamente tender a acreditar que o Dendezeiros evidentemente se destaca), mas sim o método de escolha. Sorteio? Sorteio? Os gregos utilizavam o sorteio como forma de selecionar cidadãos aptos para cargos políticos do Estado. O sorteio era uma forma primitiva de democracia. Primitiva! Alguém por acaso acharia razoável, que ao invés de votarmos no nosso presidente, simplesmente realizarmos um sorteio dentre os candidatos e elevássemos ao posto de chefe da nação um sujeito que apenas teve o fator sorte ao seu lado num determinado momento?

Acredito que não. O fato é que fomos derrotados sem ter sequer o direito de batalharmos. O sentimento é o mesmo de passar anos se preparando para uma prova e o edital ser anulado semanas antes, alterando completamente o método de seleção e inutilizando toda a bagagem acumulada durante a preparação.

Diante disso tudo, banhados em lágrimas de indignação e inconformados, podemos afirmar com veemência e tristeza: O CPM está de luto.







3 comentários:

Jean Bispo disse...

A nossa Hegemonia ou Anarquia uma hora teria fim, espero que representem bem o CPM, eu esperava o próprio dendezeiros ou o lobato... Mas veremos a frente o que acontecerá...

The baby disse...

Oi, queria saber quando irá começar as inscrições 2013 para o colégio militar do dendezeiro?

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk novamente tenho que dar risada de vocês... de qualquer forma a Ribeira ia levar e no Desfile foi sem dúvidas a melhor GB que desfilou... RIBEIRA É OUTRO NÍVEL!

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...