Nesta semana uma colega minha não havia feito uma redação pedida pela professora, e quando foi perguntado o motivo ela simplesmente falou: "Eu não sei escrever". Foi um momento de bastante constrangimento, pois ela tomou zero na atividade e repetiu que realmente, nunca soube escrever.

Mas afinal o que é escrever? Escrever não é simplesmente jogar coisas no papel, não é apenas a representação gráfica da fala. Escrever é uma forma de mostrar como a pessoa enfrenta a realidade do seu mundo, buscando compreendê-lo e explicá-lo. É uma forma perfeita de expressão que tiramos das profundezas da alma e representamos no papel. É algo que aprendemos com o passar dos anos, ninguém pode nos ensinar. Apenas, aprendemos... E quando isso não acontece? Qual é o problema?
Muitos estudantes sofrem com um problema cerebral que se chama dislexia. Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade. Dificuldades no aprendizado da leitura ou escrita, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos. Essa pode ser uma explicação básica para quem não sabe escrever, ainda. Uma solução é a prática. Quanto mais você tentar escrever, melhor você vai ficar.

Obrigado e até a próxima.
0 comentários:
Postar um comentário
Comentem, perguntem, opnem...