sábado, 22 de maio de 2010

Polêmica da semana: Sou aluno graduado

Nesta semana a tão esperada Lista de Graduação foi publicada e o assunto da semana não poderia ser outro.

O CPM possui um sistema singular de  premiação aos alunos que conseguem passar direto com boas médias, é o sistema de graduação.
Os alunos que possuem boas notas unidas com um bom comportamente e, um bom desenvolvimento físico têm a chance de concorrer a cargos militares representativos, de acordo com suas notas e série.
Como o número de vagas é pequeno, muitos alunos que tiveram média razoáveis não conseguem se classificar e não são graduados.


Muitas escolas costumam  parabenizar os alunos que conseguem se destacar positivamente. São prêmios, festas, certificados, etc. Mesmo servindo de incentivo para os outros alunos, essas premiações afetam bastante o psicológico, tanto de quem consegue quanto de quem não consegue. Segundo a psicóloga Marília Rodrigues, esses sistemas além de deixar alunos loucos para conseguir o que desejam, se privando de necessidades da adolescência (como o contato social, o lazer); deixa também um sentimento de incapacidade para quem não consegue os méritos, além de fermentar uma inveja e um desejo de vingança. 
No próprio CPM, muitos alunos e professores condenam o sistema de graduação. Professores reclamam de alunos que fazem tudo por notas, sem se preocupar com o conteúdo. O que importa é tirar 10.


O principal objetivo do colégio ao promover a graduação é preparar os alunos a serem militares, pois lá eles realmente precisaram ter boas notas, bom comportamento e um bom físico. O que eles não percebem é que muitas pessoas sofrem desnecessariamente por esse motivo. 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...