sábado, 12 de junho de 2010

Polêmica da semana: Qual é o verdadeiro objetivo do CPM?

O Colégio da Polícia Militar foi criado em 9 de abril de 1957, tendo como patrono o professor e jurista Rui Barbosa. Seu primeiro objetivo era propiciar a instrução aos filhos de policiais militares e civis servidores públicos, em consonância com os programas do Ministério da Educação, salientando que eram aceitos apenas alunos do sexo masculino. Apenas na década de 90 foi permitida a matrícula de alunas no colégio.
Além das atividades escolares normais, o CPM também ministra Instruções Policiais Básicas (Instrução Pré-Militar) e Educação Física, visando a preparação do cidadão para perfeita integração na sociedade.
Porém, engana-se quem acredita que o CPM só visa a educação. Pois, o objetivo principal do CPM é formar alunos e alunas que tenham a capacidade e possam se tornar oficiais.
No domingo passado ocorreu o concurso do CFO (Curso para Formação de Oficiais) e um dos tenentes falou que ficou muito satisfeito em ver que alguns alunos ainda mantêm consolidado o principal objetivo do colégio, que é formar oficiais; o que não vem acontecendo muito, diferente de antigamente, onde quase todos os alunos queriam ser oficiais.
Até mesmo  a graduação é uma forma de salientar os alunos que mais se destacariam como militares. O graduado precisa ter um bom intelectual, um excelente comportamento e um bom desenvolvimento físico [para o TAF]. Exatamente requisitos que os melhores oficiais precisam ter.
Então, não esqueçam: o CPM é um bom colégio (pedagogicamente falando), porém o seu principal objetivo está voltado a carreira militar. Sem dúvidas.

Boa prova na segunda.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...