sábado, 25 de setembro de 2010

Polêmica da Semana: "Lei do Portão", cadê o coração?

Eu havia prometido não tocar mais neste assunto, mas devido aos pedidos de alguns leitores e o acontecimento de um fato novo, voltarei a falar sobre a sempre polêmica: “Lei do Portão”.

Sempre na história do CPM houve atrasos. Alguns por displicência dos alunos, outros por imprevistos; a pena aplicada era ir ao impedimento ou ser punido sem prejuízo das atividades escolares no máximo. Os alunos do Ensino Fundamental eram os que mais se atrasavam, alguns às vezes entravam no colégio quase 13:30hs. De acordo com o Manual do Aluno, para os alunos do Ensino Médio não há tolerância para atraso, ou seja, às 7:00hs os portões seriam fechados e pronto, porém, sabiamente, esta lei não era executada. Para os alunos do Ensino Fundamental, o Manual assegura tolerância de 15 minutos.

Com esta nova “emenda”, toda tolerância foi extinta. Às 7:00hs e às 12:45hs os portões são definitivamente fechados para, respectivamente, os alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental.

Ontem, porém, eu vi uma cena pela tarde que me deixou com muita raiva, realmente o coração humano que eu tenho bateu mais forte e minhas emoções ficaram “à flor da pele”, tive que me segurar para não agredir os responsáveis por aquilo. Eram 12:44hs quando o sinal tocou. No portão tinha acabado de chegar um aluno da 5ª série, que aparentava ter uns 10 anos; ele chegou a colocar o pé dentro do colégio, porém o soldado mandou ele sair e fechou o portão; deixando o menino chorando do lado de fora, por causa de 3 segundos de atraso.

Asseguro a vocês que nem no vestibular uma pessoa deixa de entrar por causa de um tempo tão pequeno, ainda mais quando praticamente já está dentro do local. Falei com meus colegas e um deles foi conversar com o capitão chefe da UD, em relação aos 15 minutos de tolerância que deveriam ser dados ao E.F.. Ele falou que essa nova lei era como se fosse uma emenda e tem valor porque foi avisada com antecedência e com a ciência dos pais.

Eu desde que estudo no CPM, nunca fiquei com tanta vergonha da escola como fiquei ontem. Eram crianças que chegavam, meninos e meninas de 10, 11, 12 anos, que tinham que voltar para casa por conta de um mínimo atraso. Alguns ficavam desconsolados na porta da escola. Eu já achava essa lei incabível para os jovens do E.M., agora com crianças isso é inadmissível. São crianças!!! Imaginem se uma delas, por não entrar no colégio, é sequestrada ou falece?! De quem é a culpa? Tem alunos que vão de condução, imaginem se eles chegam, entram e têm que sair por estar atrasado e quando voltam, a condução já foi embora? Eles vão ter que ficar na porta da escola de 12:46hs até 17:30hs??? Isso para mim é falta de humanidade, de amor e do mínimo de razoabilidade.

Eu descobri de quem foi a “brilhante” ideia de colocar em prática a “Lei do Portão”. Como o blog possui a ética de não citar nomes, vou continuar com essa ética. Apenas darei uma dica: é um tenente que dever se achar (ou é) o “Máximo”.

Quem me conhece sabe que eu amo o CPM e não gosto de escrever postagens tão agressivas como esta, mas o que vem ocorrendo com os alunos é ridículo. Tão ridículo, que nenhum outro CPM aderiu a essa loucura. Nem o Lobato, que é o CPM com a maior nota do ENEM na Bahia. É. É assim que anda o Colégio da Polícia Militar Coronel Manuel Cerqueira Cabral.

Por hoje é só. Até mais.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. (Será?). Tudo o que acontece no CPM e agora Oficial.
Harry CPM

4 comentários:

Anônimo disse...

Isso, sim vai se tornar uma polêmica não só do blog mais também do colégio garanto que vai ser muito comentada, por mim e pelos demais colegas!

Anônimo disse...

Eles querem que os alunos não fiquem na escola e vão para rua fumar maconha e brigar na rua. Pq nas escolas os alunos brigam para sair da escola , no cpm para entrat . RIDICULA EMENDA !

Anônimo disse...

O GAROTO DO BLOG

eles diviam ter vergonha na cara e amor no coração
em vez de correr atraz de ladrão .fika sentando em uma sala com ar dando ordem maligina.a cidade engarrafada nem sempre atrasamos porque queremos!!

Anônimo disse...

horario é para ser cumprido.aqueles que se sente com raiva ou nao concordam com as regras que vao estudar em uma escola estadual normal.a criança ou adoslecente tem que saber que o mundo nao é encantado,aprender a lindar com as situaçoes do dia....e assim horrar seus compromissos no futuro.chegar atrasado é um vicio,e ainda tem pessoas que pensam que todos tem que colaborar .(ei quebra o galho ai é so ters segundos.....

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...