sábado, 8 de janeiro de 2011

Reforma Ortográfica, será que rola?

Bom, o acordo ortográfico da língua portuguesa foi aprovado em 1990 e assinado em 2008 pelo nosso ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além do Brasil, outros países que tem o português como língua nativa a exemplo de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau, assinaram o acordo. Para quem não sabe essa lei já está em vigor! É isso mesmo... O novo acordo ortográfico já está valendo desde 2009.

Porém não foi passado aos alunos nenhum tipo de instrução quanto a essas mudanças na nossa língua no CPM no ano letivo de 2010, e não houve nenhuma mudança visível a respeito do acordo ortográfico pelo menos por enquanto.

Enfim, não seremos obrigados a aprender todas as mudanças da nossa língua no ano letivo de 2011, pois os países que participarão das mudanças têm prazo até 31 de Dezembro de 2012 para se adaptar e até lá, as duas grafias estão valendo. Mas será que seremos introduzidos à nova gramática da nossa língua nesse ano ou os alunos que cursarão o IIIº ano em 2011 e forem aprovados terão que pagar um curso de Português para adaptarem-se as novas mudanças? Além disso, será que haverá algum período de adaptação? E erros gramaticais referentes à nova regra na confecção de textos de concursos e até mesmo no ENEM serão tolerados ou serão cruelmente cortados, zerando a nota do texto do aluno que porventura não se familiarizar com a nova escrita a tempo? Ou será que estas mudanças serão contestadas pelos cidadãos e será alvo de manifestos e passeatas com intuito de anular este acordo? Essas perguntas ficam no ar e só nos resta esperar pacientemente para descobrirmos o que acontecerá com a nossa amada língua nativa.

Deixo Aqui o site com um guia das mudanças ortográficas

Phantom

2 comentários:

Anônimo disse...

Phantom, adorei essa postagem! No entanto, a sua linguagem é carregada de traços despreparados e precipitados, e um pouco vazia, bem como, um pouco mais formal. Se conseguir trabalhar em cima disso, poderá ser um bom escritor! Ou digamos que um "médio" bom escritor... ;D
P.S.: Legal esse lance de "anonimato" né!?
Considerando que eu não costumo agir assim na minha vida.

Anônimo disse...

Obrigado pelas críticas! A opinião do leitor é essencial para a melhora do escritor..Seguirei seus conselhos, vou tentar usar uma linguagem menos formal, isso é um vício ortográfico que tenho. ^^

Espero que continue deixando a sua opinião aqui nos comentários

P.S.: esse lance de "anonimato" é bem legal sim!

Phantom

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...