segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Camisinhas no colégio

A vida sexual de jovens e adolescentes tem começado cada vez mais cedo. Esse assunto ultimamente tem sido tratado, refletido, questionado por muitos pais, educadores e até mesmo por nós jovens. Vários são os métodos que dispomos para manter nossas relações sexuais seguras de doenças e gravidez. Gostaria de afirmar que não apoio que "crianças", psicologicamente falando, pratiquem sexo. Entretanto é muito comum o sexo na adolescência e não se pode fugir disso. Essa matéria foi elaborada a partir de uma reportagem do programa Fantástico da Rede Globo de Televisão do dia 05/09/2010. O ministério da saúde, segundo o programa, está com o objetivo de implantar máquinas distribuidoras de caminhas nas escolas públicas de todo o país. Há uma espécie de briga entre os que apoiam a medida e os que são contra. AGORA PARE! Imagine se o CPM adota esse projeto! Iria ser uma quebra de paradoxos e estereótipos! Voltando ao assunto; até mesmo profissionais que estudam a mente e o comportamento de jovens e estudantes como psicólogos, psicoterapeutas e pedagogos não entram em consenso à medida do ministério da saúde.

Os questionamentos são:

Escola é lugar pra isso?
Isso não tornará o sexo uma coisa promiscua?
Isso não será incentivo ao inicio da carreira sexual cada vez mais cedo?

Eis o meu posicionamento as tais indagações:
Sim, acho um tanto quanto constrangedor para uma garota de 16 anos ir na farmácia comprar uma camisinha, ou para um garoto de 15 anos ir à um posto pedir preservativos, tipo:

- Tia, me dá uma camisinha?

A máquina facilitaria em muito esse acesso e a escola é um lugar habitual dos jovens que discretamente estariam prevenidos!
Posso parecer careta e até mesmo contraditório, mas minha escolha é praticar atos sexuais após o casamento (não estou condenando quem o faz antes ou mandando fazer após). Essa segunda questão foi levantada pela pedagoga entrevistada e pensem comigo: a camisinha já existe, sendo assim não haveria porque tornar vulgar o ato sexual, quem faz, faz! Acho que isso não faz diferença.
Outro ponto levantado que vale a pena ser abordado. A senha da máquina seria dada somente aos alunos do ensino médio e a maioria dos alunos que estão cursando o E.M. têm entre 14 e 18 anos, muitos já sabem o que é Transar!

OBS: Uma coisa é: as piadas, comentários e a própria pressão dos colegas iria induzir os adolescentes mais novos a praticarem sexo! A máquina seria colocada nos banheiros(a principio).
Acho que essa é uma questão a se pensar e testar para verificar os resultados, assim as pessoas estariam mais prevenidas e se juntamente a isso as escolas que adotassem o projeto, organizassem palestras de orientação sexual ou coisas do tipo, as gerações futuras seriam mais educadas sexualmente e de modo geral EU apoio a medida!

ZORBA, Com você no CPM!

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...