sábado, 9 de abril de 2011

Polêmica da Semana: A chacina do Rio poderia ter sido evitada?

Nesta semana um evento que aconteceu no bairro do Realengo no Rio de Janeiro chocou o Brasil e o mundo. Um jovem de 23 anos entrou na sua ex-escola e friamente assassinou 13 jovens e crianças. Então fica a pergunta: essa chacina poderia ter sido evitada?

Depois de ver tal barbaridade, a primeira pergunta que vem na mente das pessoas é: Por que? Qual foi o motivo de tanta violência? Até agora não se sabe ao certo porque Wellington agiu dessa forma, mas o fato dele ter atingido principalmente as meninas, sugere que ele queria uma forma de “vingança”. Tudo indica que quando era menor, Wellington era rejeitado pelas suas colegas de classe e foi nutrindo esse rancor até agora. Outro detalhe também indica que o assassino sofreu bullying no período que ele estudava, pois ao ver um menino “gordinho” temendo morrer ele foi claro: “Não se preocupe gordinho, eu não vou matar você”.

Como eu já falei antes e vou ressaltar, bullying é um crime moral e dá expulsão. E quem acha que no CPM não existe esse tipo de agressão, está muito enganado. É claro que não é culpa da UD ou dos professores, já que é praticamente impossível os profissionais da escola detectar casos entre milhares de alunos. Por isso, quem sofre com bullying DEVE denunciar. Se a brincadeira não estiver agradando, mande quem faz isso parar, caso continue, leve o caso a algum oficial. Com certeza uma atitude será tomada.

Wellington conseguiu entrar no colégio por ter sido ex-aluno. A escola estava numa semana especial, onde estava justamente convidando ex-alunos para palestrar. Aproveitando essa oportunidade, ele teve uma chance única de poder entrar no colégio sem levantar a mínima suspeita.

Receber a visita de ex-alunos é uma das coisas mais comuns no CPM. Muitos deles vão rever professores, colegas e funcionários e têm livre acesso à escola. Realmente não tem como saber as intenções de nenhum indivíduo, e vetar a entrada também não seria uma atitude muito agradável.

Como diz o ditado: “É melhor prevenir do que remediar.” Infelizmente, o Brasil não preveniu e agora terá que se remediar. Como? Se prevenindo de possíveis futuros ataques. Por causa da chacina no Rio, com certeza o governo vai criar medidas de segurança nas escolas. Revistar todas as pessoas que entram na escola (inclusive alunos e funcionários) é uma atitude cabível, o ideal mesmo é um detector de metais (que já existem em algumas escolas). Um botão de emergência para contato direto com a polícia mais próxima também é de suma importância.

O caso do Realengo no Rio foi realmente um caso difícil de ser evitado, mas como seres humanos temos que aprender com nossos erros porque “errar é humano, persistir no erro é burrice.” 

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...