sábado, 19 de março de 2011

Polêmica da Semana: Educação Física para o III° ano é certo?

Nesta semana foi anunciada uma bomba. As aulas de Educação Física além de práticas, serão teóricas no turno oposto, sem exceção de series. E aí, isto está correto?

A matéria de Educação Física nos acompanha desde os primórdios da nossa educação básica. Até o 5° ano suas aulas são ministradas no mesmo turno, entre as aulas. A partir do 6° ano (apenas no CPM), as aulas são dadas no turno oposto.

Até o ano passado, as aulas de Educação Física eram apenas práticas. Eram realizados alguns exercícios de alongamento e aquecimento, entre outras atividades realizadas em grupo, com a supervisão dos professores. Quem fazia algum esporte (futebol, vôlei, basquete...) não era obrigado a fazer a física normal. Os alunos do III° ano e quem fazia algum tipo de estágio também tinham a concessão de não praticar a Educação Física.
Porém neste ano algumas modificações foram feitas. Educação Física virou uma matéria oficialmente, com direito a caderneta com notas e tudo. Quem faz esporte também precisa comparecer as aulas obrigatoriamente. E o pior, alunos do III° ano (fazendo pré-vestibular ou não) e quem faz estágio também terão que participar das aulas.

Devido às manifestações de alguns alunos assim que as informações foram passadas, uma turma será aberta no sábado para quem faz cursinho ou trabalha. Porém esse caso poderia ser resolvido muito bem com o bom senso da Sefis. Será que quem é III° ano já não tem atividade bastante a ser realizada, para que a escola adicione mais uma matéria para estudar? O sábado que poderia se tornar um dia de colocar em dia os estudos e exercícios, ou simplesmente relaxar da semana cheia; vai se tornar um anexo da semana letiva, com aulas pela manhã e Educação Física pela tarde.

E vocês? O que acham da Educação Física teórica, que obriga alunos do III° ano e os que estagiam a participar?

O SUBSTITUTO

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...