sábado, 5 de março de 2011

Polêmica da Semana:

Estava aqui olhando no blog e resolvi "repostar" um texto bem falado e acessado, escrito pelo primeiro administrador do blog (que me passou a conta), que virou até material de trabalho de alguns profissionais. Afinal, você sabe escrever?


Parece até ridículo fazer uma pergunta dessas para um aluno do Ensino Médio. Mas não é. Muitas pessoas acham que escrever é apenas fazer uma cópia do que já está escrito ou saber identificar os sinais que fazem parte da nossa língua. Não é bem assim.
Nesta semana uma colega minha não havia feito uma redação pedida pela professora, e quando foi perguntado o motivo ela simplesmente falou: "Eu não sei escrever". Foi um momento de bastante constrangimento, pois ela tomou zero na atividade e repetiu que realmente, nunca soube escrever.
A professora falou que uma pessoa assim não poderia estar no ensino médio. Realmente é verdade. Nós aprendemos a "escrever" na alfabetização, e com o avançar dos anos, nós vamos evoluindo até chegar ao ponto de sermos considerados "escritores".
Mas afinal o que é escrever? Escrever não é simplesmente jogar coisas no papel, não é apenas a representação gráfica da fala. Escrever é uma forma de mostrar como a pessoa enfrenta a realidade do seu mundo, buscando compreendê-lo e explicá-lo. É uma forma perfeita de expressão que tiramos das profundezas da alma e representamos no papel. É algo que aprendemos com o passar dos anos, ninguém pode nos ensinar. Apenas, aprendemos... E quando isso não acontece? Qual é o problema?
Muitos estudantes sofrem com um problema cerebral que se chama dislexia. Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculo Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade. Dificuldades no aprendizado da leitura ou escrita, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos. Essa pode ser uma explicação básica para quem não sabe escrever, ainda. Uma solução é a prática. Quanto mais você tentar escrever, melhor você vai ficar.

Outro problema que envolve a escrita é a caligrafia ruim. Eu mesmo e uns colegas da sala, muitas vezes têm as letras incompreendidas por ter caligrafia ruim. Porém, em primeiro lugar não existe caligrafia ruim, pois caligrafia significa: arte da escrita bela. O certo é caligrafia ilegível. Muitas pessoas sempre tiveram problemas com caligrafia, alguns é pla pressa ao escrever e outros porque não têm coordenação motora para escrever bem. A solução é parecida com a solução de quem não consegue escrever: prática. Existem muitos exercícios de caligrafia, que com o treino, é comprovado: a beleza na sua caligrafia vai aparecer.


Obrigado e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...