terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Feliz" dia dos Finados

Olá gente.
Hoje, infelizmente, é o nosso último dia de feriadão. Amanhã é voltamos as nossas atividades normais. Ontem, acabei esquecendo de parabenizar a nossa primeira mulher presidenta do Brasil. Eleita com 56% dos votos válidos (na Bahia fora mais de 70%), ela conduzirá o país até 2014.

Como é de costume em todo feriado. Hoje vou falar como surgiu o feriado que comemoramos hoje, o "Dia dos Finados". Surgida de um encontro entre a cultura celta e o cristianismo, a prática de celebrar os finados é comum desde o século I depois de Cristo, quando os cristãos já rezavam pelos entes queridos falecidos e costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para orar pelos que faleceram sem martírio. O dia 2 de novembro passou a ser atribuído às celebrações dos finados a partir do século XIII, logo após a festa de “Todos os Santos”, comemorada no dia 1º de novembro, para celebrar todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. Já o “Dia de Todos os Mortos” celebra aqueles que morreram e não são lembrados na oração.

Não esqueçam que amanhã todos os alunos (exceto os do IIº ano) devem levar a atualização cadastral que o colégio entregou na quarta-feira, sob pena de punição. Devemos aproveitar estes últimos dois dias de aulas para fazer todas as revisões cabíveis e tirar todas as dúvidas com os professores, além é claro, de começar as despedidas, pois em breve poucos alunos seguirão indo ao colégio.

Lembrando que o concurso para os alunos do Iº ano que desejam entrar como editor do blog vão até amanhã (perdoem-me, mas eu resolvi antecipar, porque já temos 5 inscritos). Os interessados devem enviar um texto crítico-informativo do estilo do blog sobre um assunto qualquer, com o seu codinome para o e-mail: harrycpm@hotmail.com. Qualquer dúvida podem comentar, escrever no mural ou enviar por e-mail. Ok?

Por hoje é só. Amanhã força nas aulas. Até mais!

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias para vocês

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...