sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feliz dia do Professor

Hoje, 15/10/2010 é o dia do profissional que desde os nossos mais primitivos momentos de vida estão ao nosso lado. São professores de todos os tipos: altos e baixos; gordos e magros; compreensivos ou nem tanto; brincalhões e recatados; falastrões e calados, enfim, uma infinidade de jeitos e personalidades. O que seria de nós sem estes seres cujo objetivo principal é nos instruir? Saberíamos ler, escrever, fazer uma redação, realizar as quatro operações, ler a tabela periódica, saber o que é uma célula, como se organiza uma sociedade? Acredito que não.

Durante a primeira fase da nossa vida, no colegial, passamos mais que 1/5 do dia na nossa segunda casa. A Casa do Saber. Têm professores que se tornam nossos amigos, segundas mães ou segundos pais. Nos aconselham e conseguem ter muita paciência. Paciência, está aí uma característica indispensável para um bom educador. Não sei como os professores conseguem aturar mais 180 alunos diferentes por dia.

Primeiro, pensei em ir num site qualquer, copiar e colar uma mensagem. Mas, meu Deus, que injustiça seria. Estaria jogando fora todos os ensinamento de originalidade e honestidade que foi me passado durante todos estes anos. Quem de nós, quem, não tem cada ano um professor que fique marcado em sua vida e no seu coração? Professores as vezes, são seres tão incompreendidos. Não adianta repetir durante o ano inteiro que nós devemos estudar senão perderemos de ano. Alguns na tentativa de nos ajudar, acabam sendo taxado de chatos, antipáticos. Fazer o que?

O que importa é que querendo ou não. Todos nós aprendemos algo, muito ou pouco, com estas pessoas que tocam o mundo, que não tem nem um pouco de egoísmo ao tentar passar tudo o que sabe para nós. são base e sustentação fundamental para qualquer futuro. Valeu. Valeu professores por existirem e por terem escolhido esta linda profissão. Muito Obrigado.

Vocês sabem como surgiu o Dia do Professor? No dia 15 de outubro de 1827,  D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Informação no site: Como surgiu o Dia do Professor.

Valeu a todos. Amanhã não percam a Polêmica da Semana.

A Palavra convence, o Exemplo arrasta. Blog Oficial do CPM com atualizações diárias pra vocês.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem, perguntem, opnem...

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...